Como evitar o desperdício de materiais de construção.

Como evitar o desperdício de materiais de construção.

O desperdício de materiais de construção é um dos principais problemas enfreados em obras atualmente. Além de representar um grande impacto ambiental gera gastos econômicos que poderiam ser evitados.

Falta de planejamento, organização e de uma logística de transporte são alguns dos fatores que provocam o desperdício de materiais. Nesse sentido, hoje abordaremos 8 aspectos chave para que você evite, antes do início da obra e no seu decorrer, o desperdício de materiais de construção.

1. Fazer um bom planejamento dos materiais a serem utilizados na construção

Planejamento de obra

O planejamento é a primeira etapa essencial para evitar o desperdício de materiais de construção antes do início da obra. É necessário que o projeto arquitetônico e os complementares (elétrico e hidros sanitário) estejam finalizados. Assim, com o auxílio de um profissional qualificado (engenheiro, arquiteto ou mestre de obras) será possível estabelecer a quantidade exata de material que será necessário e fazer uma orçamentação detalhada.

É recomendado fazer uma planilha detalhada com quantidade e dimensão do que será utilizado e suas respectivas cotações em lojas. Isso evitará imprevistos no decorrer da obra além de prevenir o desperdício de materiais e promover economia de dinheiro.

2. Comprar somente os materiais necessários

Com o planejamento e orçamentação da obra em mãos a próxima etapa é a compra dos materiais da construção. Pode parecer óbvio, mas é extremamente importante comprar somente o que está indicado na sua planilha orçamentária. Já que, situações como compra de materiais em maior quantidade ou em dimensões equivocadas são muito comuns.

Dessa forma, é preciso ficar atento durante a aquisição dos materiais, pois em excesso dificultam o transporte e armazenagem podendo sofrer danos e perdas. Assim, ao comprar somente o necessário, o desperdício de materiais de construção é claramente evitado.

3. Investir em materiais de qualidade

material de construção

Durante a compra dos materiais para sua construção também é necessário ficar atento a qualidade deles. Não adianta ter um bom planejamento, transporte e armazenamento se os materiais forem de baixa qualidade. Pois, é muito comum acontecer desperdícios devido à quebra de cerâmicas e revestimentos durante a obra.

Além disso, pensando a longo prazo, também podem ocorrer perdas depois que ela já estiver finalizada devido a baixa durabilidade de alguns produtos. Nesse sentido, pagar um pouco mais caro pode ser um investimento de dinheiro além de evitar o desperdício de materiais na sua construção.

4. Utilizar uma boa mão de obra

Outro aspecto importante para evitar o desperdício de materiais de construção é a escolha de uma boa mão de obra. Com profissionais qualificados, é possível manter a organização na obra e assim evitar o gasto excessivo de materiais, garantir o transporte e armazenamento correto e o descarte adequado dos materiais.

Na hora de escolher a mão de obra procure indicações com pessoas que já utilizaram o trabalho desses profissionais. Além disso, é muito válido ir visitar uma obra em que a equipe está trabalhando para ver como eles lidam com os materiais, se há desperdício de água e se a obra é limpa e organizada.

O desperdício de materiais de construção além de provocar gastos em excesso gera impactos no meio ambiente. Saiba mais acessando o link:

https://constructapp.io/pt/desperdicio-na-construcao-civil-impactos-no-meio-ambiente/

http://mobussblog.clint.digital/blog/2015/10/desperdicios-na-construcao-civil/

5. Monitorar as atividades da obra

diminuir desperdício material de construção

O monitoramento das atividades da obra é importante para gerar economia e evitar desperdício, tanto de material de construção, quanto de tempo. A falta de um acompanhamento periódico pode gerar dúvidas em etapas importantes. Esses questionamentos precisarão serem sanados e enquanto o profissional responsável não der a devida resposta, a obra fica com dificuldades no seu andamento. Casos como esse causam atraso nos serviços, impactando diretamente no prazo de finalização da obra. Isso também atinge o preço final da obra completa. Percebe-se assim, que a comunicação é crucial para evitar problemas como esse.

Temos também o retrabalho como sintoma de uma obra que conta com a ausência de acompanhamento de um profissional. O responsável pode encontrar muitas operações que foram realizadas de forma errada, necessitando assim que seja refeito. Isso trará uma grande quantidade de materiais de construção desperdiçados.

Hoje em dia com a tecnologia presente no dia-a-dia, já possuímos diversas alternativas para ajudar na solução desse problema, como aplicativos que ajudam a monitorar a obra. Outra forma é ter outro profissional com ideias alinhadas para que esteja sempre presente, caso o responsável não possa estar. Com atitudes como essas, os desperdícios de materiais de construção, tempo e dinheiro são minimizados ao máximo.

6. Manter organização na obra

material de construção

Além de economizar nos desperdícios de materiais de construção, a organização na obra aumenta e muito a produtividade dos trabalhadores. A disposição correta dos insumos evita que mudanças climáticas afetem a qualidade dos materiais ou até mesmo cause a sua perca. Por exemplo, uma tempestade atingindo sacos de cimentos ou levando toda a areia.

A produtividade é uma melhoria no processo e isso traz consigo uma maior eficácia na realização dos processos de maneira mais correta. Isso impacta diretamente na diminuição dos desperdícios, pois, teremos uma maior precisão e eficiência ao realizar a construção da obra.

Outro ganho também que temos em um canteiro em ordem é a segurança para os colaboradores. Sabemos que o investimento deve ser de equipamentos de proteção individual (EPI), mas a acomodação dos instrumentos e dos materiais de construção correta previne acidentes para quem está no local da obra, evitando que os empregados se ausentem por prejuízos a sua saúde.

7. Certificar o correto transporte e armazenamento dos materiais

construção civil

Uma boa parte do desperdício de materiais da construção civil é causada por quebras de peças, seja de alvenaria ou outros acabamentos. Como esses materiais são comumente vendidos em caixas com quantidades maiores, muitas vezes é necessário comprar uma grande quantidade de material para suprir as peças que quebraram. Temos hoje diferentes estratégias para diminuir o desperdício e a racionalização é um ponto importante nesse aspecto. Assim, é preciso um dimensionamento correto de movimentação, especificação e utilização de critérios para prevenir gastos desnecessários.

Outra alternativa a isso é pensar na questão da logística e investir em processos de armazenagem e de transporte de materiais para diminuir o número de quebras de peças. Assim, reduzir o desperdício.

Gostou das dicas? Deixe um comentário !

Anne e Emanuel

Alunos do curso de Engenharia Civil da UFSCar.

Publicações Relacionadas

Deixe um cometário!