7 sinais para reforma de sua residência

7 sinais para reformar sua residência.

sinais para reforma

        A sua casa provavelmente já deve ter dado diversos sinais de reforma, mas talvez você ainda não tenha percebido. Alguns sinais podem ser claros e aparentes, como por exemplo, uma parede com a tinta descascando. Porém, às vezes o problema está escondido atrás da alvenaria, como é o caso dos defeitos na rede elétrica.

       O fato é que não podemos ignorar esses indícios! É preciso ficar atento para prevenir problemas que podem até ser graves e garantir a segurança e conforto dos moradores da sua casa. Por isso, hoje apresentaremos um conjunto de sinais de que provavelmente seu imóvel está precisando de uma reforma.

1. Rachaduras

        Fissuras, trincas e rachaduras. O aparecimento dessas é comum em uma residência, mas se engana quem pensa que são a mesma coisa. Podem representar desde um simples problema estético até danos estruturais graves e por isso são um grande sinal de reforma. Para diferenciá-las é necessário observar o local onde ocorrem e profundidade para assim identificar sua magnitude.

        Quando o dano é apenas superficial, atingindo a pintura e a massa corrida das paredes, tem-se uma fissura. Mas, caso a alvenaria ou elementos estruturais (lajes, vigas e pilares) estejam danificados, pode-se ter uma trinca ou rachadura que são rupturas de maior profundidade. A dica é recobrir a fresta e observá-la durante 3 dias. Se o dano não reaparecer é necessário buscar um engenheiro especializado para analisar o risco e solucionar o problema.

sinais para reforma

2. Infiltração

        Infiltração além de ser um sinal para reforma é um problema recorrente nos imóveis. É resultado da penetração de líquidos na estrutura da residência. Normalmente ocorre em ambientes úmidos como cozinha, banheiro, área de serviço, locais onde há passagem de tubulações as quais podem estar sujeitas a vazamentos.

          A infiltração pode ocorrer também devido a telhas quebradas ou mal posicionadas. Essas, fazem com que respingue água nas paredes ou devido a rachaduras que permitem a entrada de água.

        As consequências da infiltração são muitas. Entre elas estão a proliferação de mofos e descamação de paredes que podem desvalorizar o seu imóvel. Nesse sentido, é necessário identificar as causas do problema para solucioná-lo. Após isso, para prevenir futuras infiltrações, indicamos algumas sugestões. Entre elas estão a verificação da qualidade dos condutores de água (tubulações e telhas) da sua residência e a realização de impermeabilização adequada dos elementos da obra.

sinais para reforma

3. Instalação elétrica

        A instalação elétrica normalmente não é motivo de grande atenção nas residências. Até que ocorram situações como curto-circuitos, choques ou incêndios. São essas ocorrências nos atentam aos sinais para a reforma da instalação elétrica . É necessário ficar atento para indícios como :

  • fios descascados;
  • tomadas e interruptores com temperatura muito elevada;
  • disjuntores desarmando com frequência;
  • uso de muitos aparelhos em extensões ou adaptadores;
  • eletrodomésticos quebrando sem motivo aparente;
  • aumento do valor da conta de luz.

        Esses são indícios de que está mais do que na hora contatar um profissional para revisar a elétrica do seu imóvel. Pois mesmo que aparentemente esteja “tudo certo” é imprescindível garantir a segurança dos moradores da sua casa.

sinais para reforma

4. Instalação Hidráulica

        Se você notou uma redução do fluxo de água ou encontrou um vazamento, entupimento ou rompimento de alguma tubulação, são sinais de que está na hora de uma reforma nas instalações hidráulicas da sua casa.

         Construções mais antigas geralmente possuem tubulações galvânicas, que quando enferrujam, provocam a liberação de ferro na água e o comprometimento da tubulação, pois as paredes dos tubos podem ficar mais espessas e diminuir o escoamento da água. Por isso, a tubulação de ferro deve ser substituída por PVC.

      Além disso, o despejo de líquidos químicos e gordurosos nos ralos, assim como o  escarte de materiais sólidos embalagens no vaso sanitário, provocam o entupimento dos canos e impedem o fluxo de esgoto e de água. Ao longo do tempo, isso poderá levar ao rompimento da tubulação e o surgimento de vazamentos e infiltrações.

        A rede hidráulica da sua residência merece cuidados, pois um simples vazamento, por exemplo, pode afetar as fundações ou até mesmo remover o solo sob a casa deixando o piso oco e criando uma situação de risco. Fique atento! Para uma maior segurança dê uma olhada no nosso artigo que indica Os 4 tipos de tubulações ideais para sua residência.

sinais para reforma

5. Paredes Estufadas e Descascadas

        Se as paredes da sua casa estão estufadas ou descascadas, é indício de que você precisa fazer uma reforma. Esse tipo de problema ocorre muitas vezes devido a uma má aplicação de gesso ou pintura realizada sobre a superfície empoeirada, ou ainda, por causa de um reboco antigo que foi realizado com pouco cimento. Sobretudo, as principais ocorrências dessa patologia civil ocorrem devido ao desplacamento causado por umidade, oriunda de vazamentos e infiltrações.

       A solução é rápida e prática: primeiro é preciso verificar se existe algum problema nos encanamentos da rede hidráulica, pois a presença de água irá impedir a aderência da tinta e continuará formando bolhas na parede. Após essa etapa, é necessário descascar toda a parede para se fazer uma limpeza completa e eficaz. Em seguida, basta uma camada de massa corrida, efetuar o lixamento e passar uma nova tinta. Pronto, sua parede está nova e linda!

sinais para reforma

6. Vazamentos

        É muito comum encontrarmos vazamentos hidráulicos nas residências, principalmente nas cozinhas e banheiros. Além de serem inconvenientes para os moradores, podem gerar um grande desperdício de água se não identificados e resolvidos. Em prédios, o transtorno é ainda maior, pois o vazamento em um apartamento pode causar infiltrações no andar de baixo.

        Desta forma, é importante estar sempre atento aos equipamentos hidráulicos da residência. Água no entorno de vasos sanitários, torneiras e chuveiros, vazamento no sifão embaixo da pia da cozinha ou na caixa de descarga e torneiras pingando. Todos esses são possíveis sinais para reforma hidráulica, sendo necessário consultar um profissional para analisar estes equipamentos.

        Outros indícios como paredes ou tetos manchados e mofados, umidade nos rejuntes de azulejos e pinturas estufadas também podem representar vazamentos por problemas na tubulação. Assim, é indicado procurar um profissional para identificar as causas do problema e, se necessário, realizar uma reforma para evitar danos a sua residência.

sinais para reforma

7. Estilo arquitetônico

        Você sente que com o passar do tempo seus hábitos e gostos mudaram e está enjoado do estilo arquitetônico da sua casa? Mais ainda, sente que tem novas necessidades e precisa adaptar os cômodos a esta realidade? Então estes são sinais de que está na hora de pensar em uma reforma!

       É importante lembrar que uma reforma arquitetônica requer muito planejamento e organização. Inicialmente, é fundamental que você tenha em mente quais mudanças deseja encontrar após a reforma, levando em consideração os problemas atuais da sua casa e o quanto poderá investir nesse projeto.

        No caso de mudanças simples, como renovar a pintura das paredes, trocar alguns móveis ou modificar um pouco a decoração, é provável que você consiga fazer isto sozinho. Entretanto, se deseja fazer uma mudança maior, como ampliar um cômodo antigo, colocar novos pisos e revestimentos, trocar as esquadrias ou mudar a fachada da casa, é essencial consultar um arquiteto ou engenheiro civil para solicitar um projeto e acompanhar a obra. Além disso, é muito importante que este profissional realize um orçamento de todos os insumos previstos para que não haja desperdício e nem sobra de materiais. Assim, é possível encontrar a melhor solução para suas necessidades e realizar uma reforma com segurança e sem atrasos.

sinais para reforma

E aí, o que achou desse post? Identificou algum desses sinais de reforma na sua casa? Conte para nós aqui nos comentários!

Anne, Carolina e Rita

Alunas do curso de Engenharia Civil da UFSCar.

Publicações Relacionadas

Deixe um cometário!