Vantagens da utilização do concreto nas estruturas.

Vantagens da utilização do concreto nas estruturas.

view of a gray building       O concreto é um material de construção proveniente da mistura, em proporção adequada, de areia, cimento, pedras britas e água. Existem diversos tipos de concreto como o concreto simples, armado, protendido, usinado, etc. É por isso que suas aplicações são variadas, pode ser utilizado tanto em grandes edificações quanto em estruturas bem simples como bancos de praça, por exemplo. Há inúmeras vantagens da utilização do concreto nas estruturas. Não é a toa que esse é um dos materiais mais utilizados do mundo.

       Hoje iremos apontar alguns atributos do concreto para que você conheça melhor esse material, confira!

1. Economia

       A economia é de fato uma das notórias vantagens do uso concreto em relação a outros sistemas construtivos. Isso se deve a diversos fatores, entre eles os principais são:

  •     Disponibilidade e facilidade de encontrar no mercado materiais e ferramentas;
  •      Matérias-primas de custo não muito alto;
  •      Uso de equipamentos simples para preparo que não exigem mão de obra muito especializada.

       Além disso, pensando em custo benefício, outra vantagem do uso do concreto é a relação entre economia e alta durabilidade.

Entretanto, é válido ressaltar que esse sistema necessita de um maior tempo de execução. Isso porque o concreto exige um tempo de cura (fase na qual o cimento é hidratado para que o concreto endureça e adquira resistência).

2. Boa resistência

       Outras vantagens do uso do concreto são a união de resistência à compressão, ao fogo e ao desgaste ao longo do tempo. Há diversos fatores que influenciam na resistência mecânica do concreto como o tipo de cimento utilizado, as condições de cura e o fator água/cimento. Já a resistência ao fogo é resultado de ensaios que definam os limites de temperatura suportados aliados a cálculos térmicos e estruturais precisos seguindo as normas da engenharia.

       Entretanto, apesar de proporcionar maior segurança a edificação, uma desvantagem decorrente da elevada resistência é a dificuldade de realizar reformas e demolições que podem exigir equipamentos específicos e tornarem-se trabalhosas e caras. Devido a  isso devem ser feitas com segurança e respaldo técnico.

3. Uso de aditivos para impermeabilidade

Resultado de imagem para impermeabilizante concreto

       É importante frisar que o concreto é um material poroso e por isso não existe concreto totalmente impermeável. Mas, essa característica de impermeabilidade pode ser melhorada através do uso de aditivos que aumentam sua compacidade. O uso de aditivos pode trazer outros benefícios ao concreto, como o aumento da resistência e durabilidade. No entanto, vale ressaltar que esses produtos devem ser utilizados em proporções corretas e com seriedade, por isso é importante contar com suporte técnico.

       A opção de utilizar aditivos trás diversas vantagens de uso do concreto. Porém, em contra ponto temos o fato do concreto não possibilitar suficiente isolamento térmico e acústico. Esse é um fator que influencia no conforto da edificação mas que pode ser corrigido através da utilização de sistemas de isolamento termoacústicos que devem ser previstos na fase de projeto.

4. Flexibilidade do concreto

       Uma das grandes vantagens da utilização do concreto nas estruturas é devido à facilidade do material em ser moldado. O concreto fresco tem alta flexibilidade e se adapta a muitos tipos de formas, sendo moldável de diversas maneiras.

       Com a escolha do tipo ideal de concreto, é possível dimensionar estruturas capazes de suportar as grandes solicitações devido ao peso próprio elevado do material e de vencer grandes vãos com as formas mais variadas, como mostra a imagem acima. Sendo assim, a flexibilidade do concreto facilita sua aplicação em obras e atende a praticamente qualquer formato proposto pela arquitetura.

5. Custo de manutenção baixo

       Assim como a execução de estruturas de concreto costuma ser econômica, a manutenção destas obras também apresenta baixo custo. Isto se deve ao fato de o concreto possuir matérias primas baratas e de fácil acesso, como a areia e a brita. Além disso, não exige muita mão de obra especializada, o que facilita a sua manutenção.

       Vale lembrar que, apesar de ser uma estrutura durável e de boa resistência e conservação, é necessário estar sempre atento a sinais como fissuras e corrosões, pois podem ser indícios para uma intervenção. Por isso, procure sempre um profissional da área para inspecionar com frequência a edificação. Desta forma, você evita que possíveis patologias, que apresentam baixo custo de manutenção, evoluam para situações mais difíceis de serem resolvidas.

6. Elevada durabilidade

       Entre as vantagens da estrutura de concreto, uma das principais é sua elevada durabilidade quando comparada a outros sistemas construtivos. Isto é consequência da sua grande resistência ao desgaste mecânico, ao fogo, ao peso próprio da estrutura, à compressão e às influências atmosféricas. Outros fatores como alta compacidade (grau de adensamento do concreto) e baixo índice de permeabilidade influenciam na sua elevada durabilidade.

       No entanto, é importante ressaltar que a sua vida útil está condicionada a alguns fatores como a qualidade dos materiais utilizados na produção do concreto, a execução da obra conforme previsto em projeto e a manutenção. Além disso, a exposição do material ao meio ambiente também é um fator determinante. Por isso, para aumentar a durabilidade da sua estrutura, é fundamental que seja escolhido o concreto  adequado para o projeto! 

       Quer saber mais sobre os tipos de concreto e sobre como escolher o melhor concreto para o seu projeto? Confira através dos links:

https://www.atex.com.br/blog/materiais/conheca-os-principais-tipos-de-concreto-utilizado-na-construcao-civil/

https://pt.wikihow.com/Escolher-Concreto-para-um-Projeto

Interessado em saber mais sobre os usos do concreto? Confira nossa postagem sobre “Tipos de Lajes” e veja a aplicação desse material em estruturas de lajes.

TIPOS DE LAJES

Anne e Carolina

Alunas do curso de Engenharia Civil da UFSCar.

Publicações Relacionadas

Deixe um cometário!

engenharia civilPowered by Rock Convert